sexta-feira, outubro 29, 2010

O Padrinato e a igreja sem padre.

Com tanta gente no mundo, a Valquíria tinha que chamar logo eu pra ser padrinho de crisma?
Sabe como são esses convites: num primeiro momento você se sente O Cara, todo orgulhoso porque alguém deixou de chamar o avô, pra chamar um inútil como você pra ser padrinho. Depois começa a olhar desconfiado...pensando "que diabos faz um padrinho?"...mas aí você vai lá e aceita. Não dói, é de graça e não engorda, eu tô dentro!
Isso foi a meses atrás. Uns oito eu acho...o fato é, que passamos esse tempo todo conversando pelo MSN, sempre com ela tentando me explicar como funciona o "padrinato". É algo relacionado com orientar ela, dar conselhos sobre a vida-o universo-e tudo mais, lembrar sempre que Deus existe, e que drogas matam e deixam você broxa. Primeiro você fica broxa, depois morre...enfim, depois de longas conversas, entendí mais ou menos como funciona. Só tenho dúvida se é 110 ou 220...
Dia desses ela veio me falar das notas dela, toda orgulhosa porque tinha tirado um sete em "alguma coisa que eu não lembro bem o nome". Minha primeira reação foi soltar aquela frase manjadíssima: na minha época, eu só tirava dez!, mas aí eu fiquei na dúvida se eu já tinha tirado um dez na vida...isso sem falar do constrangimento dela me pedindo aulas, e eu sem saber o quê ensinar..nãn! Constrangimento puro. Por isso me limitei a uns elogios mea-boca...diplomáticos e efusivos.
Fato é, que passados alguns meses, ela me convoca pra uma reunião de pais e padrinhos. Gelei. Fiquei sentado na igreja, olhando pras paredes...pro teto...pros quadros...aaahh os quadros...em todos eles Jesus apanha. Nunca entendí porque. Sério...Ele fez tantos milagres, mas só pintaram a fase down dele...pobre gosta mesmo é duma baixaria...enfim, a igreja me era tão estranha quanto um mastodonte pra um maquiador gay.
Primeiro veio uma música. Todo mundo cantou. É claro que eu não conhecia. Aí veio outra música, que eu também nunca tinha ouvido na vida...e junto com essa música vieram uns abraços. Todo mundo que me conhece, sabe que eu tenho abraçofobia. Principalmente com estranhos...pra fugir dos abraços, fiquei do lado de fora, tomando um vento.
Entrei meia hora depois, e ví uns casais falando algo sobre uso de drogas, put@ria na internet, e que conversar com os pais é o caminho pro sucesso! Os pais e padrinhos concordaram...os crismandos nem tanto...
Uma coisa me deixou confuso: não tinha padre na igreja. MascomoassimBial? Não deveria haver um padre?
- Não é missa, é uma reunião de pais e padrinhos...- me explica a paciente afilhada, que não se constrange com o padrinho burro.
Isso explica muita coisa, principalmente porque tinha uma bateria e uma guitarra tocando...definitivamente, preciso aprender mais sobre os católicos...
A crisma é na próxima quarta-feira. Chegarei cedo...

Nenhum comentário:

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping