quinta-feira, abril 15, 2010

A mensalidade que exclui.

No Colégio Marista de Natal, estudar o 2º ano do ensino médio ( turma C), sai por R$ 484,00 por mês. O Marista é um colégio tradicional, renomado, por onde passaram diversas personalidades de nosso Estado, como Felipe Maia, Marina Elali, etc.

Não é quem mais aprova no vestibular, e nem está entre os mais mais...

O que me assusta? Me assusta saber que o ensino médio pode sair mais caro que um curso superior...

Em algumas faculdades natalenses, alguns cursos saem por R$ 195,00. Menos que a metade do secundário no Marista.

Em ambas as mensalidades, excluem-se outras despesas, como o lanchinho, uniforme, material escolar, ou outras despesas que surgem da necessidade de se manter o status quo de “aluno do Marista”. A diferença, é que enquanto um profissionaliza, o outro é apenas um caminho para a profissionalização.

Perdeu-se a noção de valor.

Sabe o quê é pior? O Marista, assim como toda entidade de ensino mantida por instituições religiosas, costumam* receber diversos incentivos governamentais, como terreno para construção do prédio, isenção de impostos, convênios com governos municipais, estaduais e federais. Ainda assim, com todos estes incentivos, a escola cobra mais que um salário mínimo líquido.

E há quem ainda questione o sistema de cotas, PROUNI e seus similares, que hoje em dia privilegiam os alunos da rede pública....

*Trata-se de algo comum, não uma regra.

7 comentários:

Alexandre Disraelly disse...

Bem colocado colega. Assino embaixo.

Judson Gurgel disse...

Taí!
Aqui em Mossoró tem colégio que a mensalidade do 3o ano é quase 600 pila!

Anônimo disse...

Amigo... lembre-se que uma escola não profissionaliza, mas ensina e prepara o jovem para o futuro. O resumo de educação não se singulariza a um simples Diploma, pedaço de papel que hoje qualquer pessoa pode adquirir.
Ter o prazer de estudar e ser educado no Marista, não é para todos. Creio que o amigo não tenha tido o prazer de estudar e fazer parte dessa família. Mas, tenho a certeza de que sempres quis e teve vontade de ser um Marista de Coração.
Então façamos o seguinte, não faça comentários esnobes e burros a respeito de algo que não conhece e nunca participou, mas sempre teve a vontade, inveja e curiosidade.

Abraço,

Bony Daijiro Inoue disse...

Mas eu estudei no Marista!
Só que as melhores lembranças são da ETFRN....felizmente!
;)

Unknown disse...

E aqui em São Paulo, pra estudar no Marista você paga 1.350,00, fora material e outras despesas (O que é que eu tô fazendo aqui?)

Anônimo disse...

O marista è um colègio com valores, che para ser mantido deve selezionare os seus estudantes. A missao do Marista nao è ser o primeiro na classificaçao das escolas quea aprovam no vestibular, mas ser uma escola onde os pais podem confiar em deixar os seus filhos porque estarà em boas maos. Estudar no Marista è uma experiencia unica. E sinceramente, se faço o paragone della mensalidade com aquilo que custava quase 20 anos atras.....ficou atè barato estudar no Marista.
Quem tem alguma coisa contra ou inveja do poder e regalias da instituiçao catolica, deve estudar no Henrique Castriciano, Objetivo, CDF, tem tantas escolas particolares muito boas em Natal. Mas aquilo que è bom, custa!!! E universidade privada absorve quem nao tinha a preparaçao para entrar na Federal. Com o projeto de bolsas do governo PT, muitos estudantes da escola publica tiveram acesso a faculdade privada, mas nao tinha uma boa formaçao de base. Os cursos que costam pouco nas universidades privadas è feito para os mesmos estudantes que nao tinham dinheiro para estudar em escolas como o Marista. Porque os estudantes do Marista que nao conseguem entrar na Federal, terminam fazendo a Universidade privada, mas os cursos que a mensalidade è di 2000 ( dois mil reais) al mes. Moral da Historia......ao inves de levantar polemica, è melhor aceitar o fato que o ensino privado è para quem quer, nao para quem pode. A sociedade è dividida em classe social, aceite a sua e se nao gosta o sistema capitalista permite o espostamento.

Anônimo disse...

O ensino privado è para quem pode , nao para quem quer....

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping