terça-feira, dezembro 22, 2009

O Alto de Natal - Impressões Pessoais.

Acabei de chegar do Alto de Natal, realizado na Praça Cívica do Campus da UFRN. Não entendí porque tiraram ele do Machadão...era bem melhor lá.
O enredo da peça mistura elementos da cultura popular, com a história do nascimento de Jesus.
Até aí tudo bem. Estraga quando eles começam a misturar dança de rua com religião.
É dancinha pra cá, dancinha pra lá...parece um filme da Disney. Vejam só o refrão de uma das músicas:
- Aruê, aruá, José vai se casá!
Nesse momento, parece que José e Maria viviam numa tribo de índios turcos...aquele povo vestido de hebreu, cantando e dançando igual a índio....
Resumindo a trama, ela é assim: começa com Maria nascendo, e a mãe dela prometendo ela pro Templo (esqueceram que no judaísmo, somente homens eram sacerdotes). Maria cresce, vira moça formosa, e começam a procurar marido pra ela. Zacarias (antes de entrar pros Trapalhões) manda todos os solteiros irem ao Templo, levando um cajado cada. Zacarias (antes de entrar pros Trapalhões) escolhe o cajado mais grosso. Escolha pessoal dele, ninguém tem nada a ver com isso...
Quem tinha o cajado mais grosso era José, que já era velho, mas ainda tava na luta. Imagino o povo olhando e dizendo:
- Má pía! Olha a rapariga...se deu bem, pegô logo um véi rico....bixa vadiadaporra!
Mesmo assim José aceita ela, e antes de se casarem, Maria vai visitar uma prima, e volta grávida. A conversa deve ter sido assim:
- Maria, que porra de buxo é esse?!
- Ôxi, que buxo? - responde a zombeteira.
- Esse!
- É...é...é...-gagueja Maria.
- Vai dizer que é do Espírito Santo?!
- Isso! É do Espírito Santo!
Daí José sonhou com um anjo, que desceu e disse na caradura:
- Mérmão, tú se liga bródi, que o moleque é filho do Chefe...- fala o anjo com cara de pintareis.
José, sem alternativa, e apaixonado por Maria, fica correndo dum canto pra outro da Palestina, tentando salvar a vida da mulher e do filho.
A peça acaba quando os reis magros, que moravam no Forte dos Reis Magros e tinham uma pizzaria( daí o nome!), encontram José, Maria e o recém nascido Jesus numa manjedoura.
Nessa hora o helicóptero do Governo do Estado do RN começou a sobrevoar a área do espetáculo, e ninguém mais olhou pra peça. Sabe como é matuto, nunca viu helicóptero na vida!!!
Aí tiveram uns fogos, mas ninguém olhou porque tava todo mundo olhando pro helicóptero...eu juro que pensei que ele ia cair...morrí de medo.

Nenhum comentário:

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping