sábado, junho 06, 2009

O mais longo dos dias

A exatos 65 anos, espalhados pela Inglaterra, 165 mil soldados começavam aquela que seria a maior invasão militar da história moderna: o Dia D.
Ao final de 30 dias, os Aliados haviam perdido cerca de 204 mil soldados. Estima-se, que os alemães tenham perdido 200 mil. Inclusos mortos e feridos. A maioria ingleses, canadenses e americanos.
Ao final de 30 dias os Aliados haviam desembarcado 1 milhão de soldados. Os alemães dispunham de aproximadamente 380 mil homens. Uma grande parte deles, soldados poloneses, austríacos, russos, lituanos, estonianos, húngaros, búlgaros e outras etnias recrutadas ás pressas nos países invadidos. Eram os Batalhões Ost.
O New York Times publicou um artigo interessante em 06 de junho de 1944. O mundo inteiro prendeu a respiração. Era o começo do fim da Segunda Grande Guerra Mundial.
Acuado entre soviéticos e anglo-americanos, Hitler sofreu uma derrota após a outra. Menos de um ano depois, ele se suicidaria em um bunker de Berlim.
O ocorrido naqueles anos, reverbera até os dias de hoje, ajudando a formar o pensamento contemporâneo. Foram dias que mudaram o mundo.

Nenhum comentário:

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping