terça-feira, novembro 14, 2006

Como atender o telefone em sua empresa

Trabalho no setor de planejamento de reparos de uma Base Naval, e no dia a dia do trabalho sou obrigado a consultar alguns fornecedores quanto a preços e disponibilidade de estoque. O que me leva a conversar com os mais variados tipo de tele-atendimento.
Os piores são os de Natal. Com certeza.
Os melhores são os da região sul do país. O da WEG em Santa Catarina é ótimo. Outro muito bom é o da Schneider Electric. O da Moeller também é muito bom.
O grande truque no tele-atendimento, é fazer com que o cliente, que ás vezes está a milhas de distância, se sinta no balcão da loja. Pra isso, a pessoa do outro lado da linha deve ter três ítens básicos:
1- Conhecimento amplo sobre os produtos oferecidos;
2- Preços contendo frete e impostos e
3- Agilidade.
Hoje liguei pra várias empresas. Mas duas me chamaram a atenção: uma pela qualidade e a outra pelo despreparo. Seguem os diálogos:
Atendente- Alôwww...
Eu- de onde fala?
Atendente- aqui é do Rei dos Fo****...
Eu- vocês fornecem produtos Brasinox?
Atendente- peraí que eu vou ver...ô Joeeeeelllllll! Ô Jooeeeeeeeeelllllllll!!! aqui tem alguma coisa da Brasinox?
Uma voz responde que não.
Atendente- tem não viu!
Eu- a senhora pode me indicar um outro fornecedor?
Atendente- Ô Joeeellllllllll, sabe onde tem? Peraí que eu vou passar pra ele.
Eu- ...
Atendente 2- Alloooow!
Eu- eu preciso de alguns produtos Brasinox...vocês teriam, ou saberiam informar quem teria?
Atendente 2- Sei não amigo...sei não...
Eu- Ok, obrigado e bom dia.
Faço isso e desligo.
A segunda ligação foi melhor.
Atendente- Interlagos, eu sou a Dinara, bom dia!
Eu- bom dia Dinara, meu nome é Daijiro, eu preciso de alguns sobressalentes WEG. Vocês teriam em estoque?
Atendente- Olá Daijiro, nós temos todos os sobressalentes WEG. De qual você precisaria?
E por aí segue a conversa.
Notaram a diferença?
Empresa que atende com "alloooooowwwww" e "peraí que eu vou chamar" merecia pagar multa!

p.s: ambas as empresas são de Natal/RN.

3 comentários:

Gilberto disse...

Há teleatendimentos e teleatendimentos. A maioria deles, entretanto - se não todos -, têm contribuído decisivamente para a disseminação da praga do "vamos estar enviado", vamos estar transferindo" etc. Terrível!

Anônimo disse...

ainda bem q na empresa que eu trabalho n
é assim nao alowwwwwwwwwwwwwwwww
que poca vergonha pra empresa
sera que n tem nenhum treinamento n nessa empresa gente
arapiraca lagaos

Bony Daijiro Inoue disse...

Ponto pra você amigo, ponto pra você!

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping