As eleições acabaram. Pelo menos por enquanto.
No RN, Vilma derrotou os Alves e os Maia de uma só tacada. Isso a coloca em ponto de destaque na história do RN. Não se trata mais da primeira mulher a governar o RN, mas da primeira pessoa a romper com as duas maiores oligarquias políticas do Estado e derrotá-las no voto.
No plano nacional, Lula derrotou os tucanos ( de novo), pefelistas, Garotinhos, Veja's, Folhas e toda a mídia nacional. Luis Carlos Azenha fez uma boa resenha sobre isso. Vale conferir.
No RN, Henrique Eduardo reclama do uso da máquina na re-eleição da Governadora. A coligação que perdeu reclama do uso da máquina estatal no processo eleitoral. Eles não reclamaram em 1998. Talvez por terem ganho...
No plano nacional, a oposição reclama do assistencialismo do Governo Lula. Mas passaram a campanha dizendo que não iam acabar com os Bolsa Esmola. Isso espanta votos...
Eu, como faço parte do povão, me limitei a exercer o meu dever do voto. Não, o voto não é um direito. Você pode abrir mão de um direito. O voto é obrigatório, não se pode abrir mão dele.
Mas votei tranquilo.
Só uma coisa me deixa preocupado: nunca um candidato meu ganhou. Todas as vezes em que eu votei em alguém, ele perdeu. Mas dessa vez eles ganharam.
Meu primeiro voto foi pra prefeito, em Santa Izabel do Pará. Votei no Antônio Lopes (prefeito) e no Mingo ( vereador, pai do Ted). Ambos perderam.
Passei alguns anos sem votar, quando em 2004 votei de novo. Novamente prefeito: Miguel Mossoró e Luis Almir. Um perdeu no primeiro turno e o outro no segundo. Meu candidato a vereador perdeu feio.
Lembrei que minha mãe não votava. Passei a acreditar em alguma maldição, passada de geração em geração. Confesso que ontem pensei em votar no Alckmin, pra ver se Lula ganhava mesmo...
Passada a eleição, descubro que não sou pé frio e que esse lance de maldição não existe...ou será que existe?
Descobrirei isso em 2008...
segunda-feira, outubro 30, 2006
Eleições 2006 - Eu votei.
Por Bony Daijiro Inoue às 2:51 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Será que nos próximos 4 anos Wilma aprende que ela não é apenas "governadora de Natal", como ela própria se auto-intitulava, e começa a ver que o RN alcança um limite bem maior do que os limítrofes Macaíba-Extremoz-Paranamirim-Nívea Floresta?
Oxalá sim.
Quem tem que reclamar do uso da máquina não é quem perde, somos nós, que pagamos a conta!
Eu concordo com Judson...
Wilma derrotou Alves, Maia e Rosados. Mas não foi só ela, foi um esorço popular. o povo é uma maré violenta, contra a qual não há obstáculo eterno. Foi uma nova revolução francesa, acondicionada à realidade de nosso estado.
Bony já escreve como um autêntico gerente de central...
O povo tem o governo que merece.
Porra bony, miguel mossoro tudo bem, mas luis almir??? Ele canta muito mal!!!!
Postar um comentário