Ontem fui á formatura de Net.
Tudo muito bonito, muito alegre, tudo muito de praxe.
Mas houveram alguns detalhes que me chamaram a atenção.
Primeiro foi a quantidade de mulher bonita por metro quadrado. Impressionante.
Segundo, foi o tipo de cerimonial organizado. Pra dar uma idéia do que eu estou falando, vou citar o exemplo da Oradora da turma: o seu discurso foi descompromissado política e socialmente, se limitando a descrever as atividades dos formandos ao longo do curso, além de fazer um retorspecto da atividade no mercado de trabalho. É claro que não há nada de mais nisso, mas se espera (eu pelo menos espero isso) que jovens com curso superior, tenham um engajamento político-social, em prol do crescimento/desenvolvimento sustentável da nação.
O cerimonial foi organizado de modo descompromissado, porém bonito. Realmente, o Boulevard é muito bom pra esses eventos.
Um lance interessante, é que nas formaturas da UFRN, é comum que os alunos façam homenagens a alguns funcionários e prestadores de serviços, que de uma forma ou de outra, auxiliaram na trajetória do aluno. Ontem, apenas alguns professores, que por sinal são ex-diretores de cursos da UNP, foram homenagiados. Nada contra os formandos ou a instituição UNP, mas isso reflete o abismo social que há entre formandos de unversidades públicas e particulares.
Ora, é comum nas formaturas da UFRN, que um dos homenageados da noite seja alguém como "Seu Zé das Couve, operador de copiadora na xerox do Setor II"...ou "Dona Marta, da cantina do Setor I". Quem estuda ou estudou em universidade pública, reconhecerá facilmente esses estereótipos. Que estudante de universidade pública, nunca tirou uma xerox? Ou almoçou/jantou na cantina do Campus?
Não que isso não ocorra, aos alunos de universidade particular: é que ocorre em menor escala. Afinal, quem pode pagar R$ 700,00 em uma mensalidade, pode pagar um carro ou um livro...
Outro ponto que me chamou a atenção, foi a quantidade de formandos: eram cerca de 54!
Mas qual o problema nisso? Nenhum. É que nas placas de formatura, espalhadas pelo prédio do CCET, o número de alunos é bem reduzido. Pra ilustrar, quando se diz que a turma de formandos em Matemática é grande, está se querendo dizer que devem haver uns...08 alunos!
Eu só espero que o compromisso assumido ontem seja honrado, e que Net seja muito feliz em sua profissão, como acredito que será!
quinta-feira, agosto 10, 2006
A formatura de Net
Por Bony Daijiro Inoue às 10:30 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
...Obrigada Bony pelas lindas palavras... Fiquei muito feliz por está aqui no seu blog, já que meu namorado não colocou nada no dele..:(
Eu realmente desejo que você seja muito feliz em sua vida profissional que iniciou ontem! Realmente desejo...
Postar um comentário