quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Os índios e um liso

Vendo a notícia dos índios que mantiveram alguns funcionários da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, como reféns, me recordei de uma experiência semelhante.
Em 2002, eu trabalha na CVRD em Carajás-PA, fazendo a manutenção elétrica de escavadeiras e pás carregadeiras. Era um trabalho meio estafante, muito cansativo, não que fosse tão pesado, mas era extremamente técnico e requeria uma atenção que gerava uma tensão fora do comum.
Pois bem, em fins de 2002, a FUNAI deixou de enviar um dinheiro a uma tribo de índios Xikrins, que habitavam as terras em que a Vale estava instalada. Revoltados com a falta de grana, os índios foram pra porta da mina N4 e bloquearam a passagem. Ninguém entrava ou saía. O movimento começou por volta das 07:30 da manhã. Eu havia chego ás 05:45 da madrugada. Resultado: eu e mais umas 100 pessoas ficamos reféns dos índios.
Como o pessoal do restaurante não trabalhou, ficamos na base de comida fria, tipo biscoitos, salgados, sucos e etc...
Felizmente o cerco só durou 1 dia. No finalzinho da tarde nós fomos liberados e tudo tinha voltado ao normal.
Não fomos maltratados pelos índios ou qualquer coisa desse tipo, só um cara que quis "peitar" o cacique e apanhou, pra deixar de ser besta...mas foi uma boa experiência.

Um comentário:

Bony Daijiro Inoue disse...

eu nunca andei nú na neve...por enquanto não...

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping