sexta-feira, outubro 07, 2005

Maçonaria - Parte I

Maçonaria. O quê é? Onde fica? De onde veio? O quê significa? Você saberá, aqui, tudo o quê você sempre quis saber sobre Maçonaria e nunca tinha tido coragem pra perguntar!!!
Sua origem é obscura. Uns acreditam que ela existe desde os tempos dos Faraós, outros ( como eu) acreditam que ela surgiu no Séc. 18, oriunda das antigas associações de pedreiros ingleses. Pra quem não sabe, antigamente, existiam as associações de ofício, que eram parecidas com os sindicatos de hoje. A Maçonaria, teria sido um evolução de uma associação de ofício para pedreiros. Até o séc. 19, as universidades ensinavam retórica, artes, medicina, direito e só. Quem quisesse construir algo, contratava um pedreiro. Ele faria o projeto, a execução e o acabamento da obra. Ao contrário do que ocorre hoje, os pedreiros antigos eram homens letrados e até mesmo elitizados. Muitos tinham títulos de nobreza e casavam seus filhos com a realeza e/ou com grandes comerciantes locais. Existia na época, uma hierarquia, dividida em Graus: Aprendiz, Companheiro e Mestre. O sujeito levava anos, até alcançar o Grau de Mestre.
Com o tempo, a Maçonaria começou a aceitar pessoas estranhas ao ofício da construção: os aceitos. Com isso, Reis e Príncipes ingressaram na Maçonaria, tornando-a mais respeitada e temida. Por não ser uma religião, nem partido político, a Maçonaria aceitava pessoas de várias correntes filosóficas: monarquistas, protestantes, católicos, judeus, republicanos, etc...só não aceita ateus e homens de má índole. Pra ser Maçom, é preciso ser livre e de bons costumes. Não pode ser analfabeto, escravo ou criminoso.
Próximo Capítulo: Maçonaria e Igreja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora reioce mesmo, uma novela muito massa e um documentário sobre a maçonaria, vou fã nº 1 do blog.

Macillum disse...

E é fácil ver em que sectores de Portugal é que a maçonaria está bem estabelecida através da simbologia: as Folhas-de-Acácia, Simbolo Maçónico Internacional (SMI), surgem a enfeitar o Brasão de Portugal desde a Instauração da República, aquando a utilização deste na oficialização de documentos, dinheiro e repartições de Estado;
Vêmos um Compasso (SMI) no logotipo da Ordem dos Engenheiros;
Um Mocho (SMI) no logotipo da Universidade de Coimbra;
Folhas-de-Acácia, Livro-Aberto (SMI), Lamparina (SMI) e Mocho no logotipo da Ordem dos Advogados de Portugal;
Folhas-de-Acácia na Confederação dos Agricultores de Portugal;
Livro-Aberto e Águia olhando p/ nossa esquerda (símbolo imperialista e militarista) no logotipo da Universidade de Aveiro;
Círculo com ponto-ao-centro (SMI) no logotipo do Jornal "O Independente"...
Chamo tb a atenção para as Folhas-de-Acácia no logotipo do Fundo Monetário Internacional (FMI), na garra da águia do Selo Oficial dos E.U.A. e no logotipo da Organização das Nações Unidas (ONU)

www.novaordemditadurial.blogspot.com

 
http://rpc.technorati.com/rpc/ping